Programação
Período: 25, 26 e 27 de abril de 2024
Evento 100% on-line
DIA 25 DE ABRIL DE 2024 – QUINTA FEIRA – NOITE
1ª ATIVIDADE - Abertura solene do evento
Horário: 18 h - 18h15min
Convidado: Profº Pós-doutor Ricardo Figueiredo Pinto (GPs/C&C/FICS)
Coordenação: Profª Dr. Éder do Vale Palheta (GPs/SEDUC-Pa)
2ª ATIVIDADE - Palestra de abertura
Tema: Educação Empreendedora
Horário: 18h15min - 19 h
Convidado: Profº Pós-doutor Carlos Alexandre Felício Brito (USCS/SP)
Coordenação: Profº Pós-doutor Divaldo Martins de Souza (GPs/UEPA)
3ª ATIVIDADE – Curso de Formação em Empreendedorismo
Horário: 19 h - 22 h
Convidado: Prof. Pós-doutor Ricardo Figueiredo Pinto (GPs/FICS/C&C)
Coordenação: Profº Dr. Márcio Venício Cruz de Souza (GPs/FICS)
DIA 26 DE ABRIL DE 2024 – SEXTA FEIRA – TARDE
4ª ATIVIDADE - Apresentação de teses e dissertações já defendidas e novos projetos. Horário: 14 h – 16 h
Tema: Educação, Saúde, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Coordenação: Prof. Dr. Éder do Vale Palheta (GPs/SEDUC-Pa)
Apresentações:
1. 14h – 14h15: Márcia Costa – Projeto de doutorado: Impacto da prática da Luta Olímpica Escolar na Melhoria da Qualidade Física em Alunos Autistas: Um estudo sobre força abdominal, força de membros superiores e inferiores.
2. 14h15 – 14h30: Biratan dos Santos Palmeira – Projeto de doutorado: Currículo da leitura para docentes e educandos do ensino médio.
3. 14h30 – 14h45: Allyne Bendayan - A importância dos KPIs na gestão de processos, uma análise
4. 15h – 15h15: Gilvan Silva Santos - Análise sobre a qualidade de vida dos motoristas de van de duas coperativas no município de Marabá (Pará).
5. 15h15 – 15h30: Cileide Tavares Borges do Couto - Importância da educação em saúde no nível de prevenção e promoção de saúde dos professores e alunos da EJA - PA.
6. 15h30 – 15h45: Jaime Nere - Relato de experiência na implantação da Escala Elpo: No centro cirúrgico do Hospital Adventista de Belém.
7. 15h45 – 16h: Emanuel Ramalho de Oliveira - A percepção da equipe pedagógica da escola sobre a importância dos conteúdos da disciplina educação física para o desenvolvimento sócio educacional dos educandos.
5ª ATIVIDADE – Curso de Formação em Empreendedorismo
Horário: 16 h - 22 h
Convidado: Prof. Pós-doutor Ricardo Figueiredo Pinto (GPs/FICS/C&C)
Coordenação: Prof. Dr. Éder do Vale Palheta (SEDUC/GPs)
DIA 27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO – MANHÃ
6ª ATIVIDADE – XIX Caminhada “Caminhando para a saúde”
Percurso: Orla de Macapá – 12km
Horário: 07:30 - 10:00
Público esperado: +- 200 pessoas.
Saída: Praça do Artesão até o Complexo do Araxá com retorno à praça do artesão.
Coordenação: Profº. Dr. Jorge Luís Martins da Costa (GPs)
DIA 27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO – TARDE
7ª ATIVIDADE - Apresentação de teses e dissertações já defendidas e novos projetos. Horário: 14 h – 16 h
Tema: Educação, Saúde, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Coordenação: Prof. MsC. Kátia Silene Silva Souza (FICS)
Apresentações:
1. 14h – 14h15: Luciano Barros da Silva - O treinamento físico militar: Treinamento funcional como mais uma ferramenta de preparação aos policiais militares para o teste de aptidão física da Polícia Militar do Pará.
2. 14h15 – 14h30: Lorena de Castro Portal - A formação do enfermeiro e o empreendedorismo na enfermagem - Buscando informações por instrumentos personalizados.
3. 14h30 – 14h45: Lívia Paixão - Projeto Gira Salão; uma experiência sobre a dança de salão e suas possibilidades
4. 14h45 – 15h: Ronison Machado Ferreira e Suellen Cristinne Macedo de Sá - A adição do tratamento específico para escoliose em um paciente com escoliose idiopática praticante de exercícios físicos: um estudo de caso.
5. 15h – 15h15: Edson Figueiredo da Silva – O empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos
6. 15h15 – 15h30: Valéria Figueiredo da Silva - A importância da ludicidade e da tecnologia nas aulas no Ensino Fundamental I
7. 15h30 – 15h45:
8. 15h45 – 16h: Aníbal Neves da Silva - Dos Princípios e Fins da Educação: Perquirindo se o Novo Ensino Médio Contempla Pedagogicamente a Formação do Estudante Secundarista a Luz do Artigo 2° da LDBE.
8ª ATIVIDADE - Apresentação de Banners/Comunicação oral
Horário: 16 h – 18 h
Tema: Educação, Saúde, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Coordenação: Prof. Da. Márcia de Araújo da Costa (FICS)
1. 16h – 16h15: Biratan dos Santos Palmeira - Políticas Públicas no Esporte e Lazer no Estado do Pará.
2. 16hh15 – 16h30: Ricardo Figueiredo Pinto - E-books didáticos: Coleção CLDD
3. 16h30 – 16h45: Ricardo Figueiredo Pinto e Ana Paula de Sousa Coelho - Tecnologia e educação.
4. 16h45 – 17h
5. 17h – 17h15: Yasmim Cristina dos Santos Barbosa - Mindfulness: Equilíbrio entre o corpo e a mente na Educação Física.
6. 17h15 – 17h30:
7. 17h30 – 17h45: Cícero Pereira Batista - A visão dos acadêmicos de direito sobre a Legislação em Direitos Humanos no Direito Penal
8. 17h45 – 18h: Cícero Pereira Batista - A reserva de 20% das vagas aos negros no âmbito do poder judiciário: A efetividade da Resolução 203/2015 a partir da análise do perfil dos novos ocupantes
9ª ATIVIDADE – Curso de Formação em Empreendedorismo
Horário: 18 h - 22 h
Convidado: Prof. Dr. Éder do Vale Palheta (SEDUC/GPs)
Coordenação: Prof. Pós-doutor Ricardo Figueiredo Pinto (GPs/FICS/C&C)
INSCREVA-SE!
Link de inscrição ao final das informações
Leia atentamente as informações antes de efetivar sua inscrição
ETAPA 1:VERIFIQUE SUA MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO
Todas as modalidades dão direito a apresentação em banner ou comunicação oral
1. Participação como OUVINTE - para profissionais | R$ 60,00
2. Participação como OUVINTE - acadêmicos de graduação | R$ 30,00
3. Para PUBLICAÇÃO com DOI por artigo - R$ 80,00 (1º autor) R$ 60,00 (cada coautor)
ETAPA 2:
FAÇA O PAGAMENTO CONFORME A SUA MODALIDADE
Faça o pagamento para o PIX E-MAIL:
victoriabaia00@gmail.com (NUBANK)
Salve o comprovante como foto.
ETAPA 3: PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABAIXO
regras de submissão
Deveres dos autores: Ao enviar seu artigo, automaticamente abrirão mão de qualquer remuneração de direitos autorais do e-book.
Os autores ao enviar seus trabalhos se responsabilizam pelo conteúdo do texto, isentando a editora do e-book bem como os organizadores do evento e do livro qualquer responsabilidade civil, penal e criminal pelo conteúdo do capítulo a ser publicado;
Para que o capítulo seja publicado, todos os autores e coautores terão que estar inscritos no evento.
Todas as propostas de publicação e/ou apresentações de trabalhos deverão ser enviadas até o dia 27/03 para o seguinte e-mail: eventos@siteeventoscec.page
no formato WORD.
(identificando no assunto do e-mail para qual tipo de publicação ou apresentação está submetendo a proposta - para um ou mais dos itens a seguir)
OBS: Haverá um conselho científico do evento que autorizará ou não a publicação do material recebido.
FORMATAÇÃO.
Todos os artigos devem conter:
Resumo em português e palavras-chave
Resumo em inglês e keywords;
Resumo em espanhol e palabras clave;
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão;
Resumos: Espaçamento simples, justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12.
Introdução, desenvolvimento e conclusão: Espaçamento 1,5; justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; recuo primeira linha de 1,25 cm.
Tipos de Publicações no e-book
→ Seção Artigos (ISBN e DOI do e-book e DOI por artigo)
Os artigos poderão ser do tipo:
1. Pesquisa teórica concluída;
2. Pesquisa teórica e de campo concluída;
3. Pesquisa de campo concluída;
4. Relatos de experiência;
→ Seção Projetos e relatórios (ISBN e DOI do e-book e DOI por artigo)
1. Relatório parcial de pesquisa (teórica ou teórica e de campo);
2. Projeto de pesquisa;
3. Relatório de projeto de ensino ou de extensão (manuais, síntese de manuais, orientações gerais sobre uma temática relevante, ponto de vista, ou similares);
→ Seção Resumos (ISBN e DOI do e-book)
1. Resumos de pesquisas concluídas.
→ Seção de Slides (ISBN e DOI do e-book)
1. Slides de defesa de projeto, pré qualificação, qualificação de graduação, especialização, mestrado ou doutorado.
Obs: Os slides deverão ser enviados em formato Power Point
→ Seção Banner (ISBN e DOI do e-book)
Para submissão de Banner (que também poderá ser publicado, se enviado no tempo hábil) deve seguir as orientações anteriores, podendo ser enviado o BANNER no formato JPEG, pronto, e com as seguintes dimensões: 1 m de altura por 90 cm ou 1m de largura.
OBS: o Banner ficará disponível no site dos eventos para consulta dos interessados.
COMISSÃO ORGANIZADORA
COORDENADOR GERAL
Pós-doutor em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica pela UNIFAP/PROFINT (2022-2023); Pós-doutor em Educação pela FICS (2020); Doutor em Educação Física pela UNICAMP (2002); Mestre em Educação Física pela UGF (1992); Especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ/UEPA (2021); Especialista em Gestão pela FACIMAB (2016); Especialista em Planejamento e Avaliação Educacional pela FEP/PA (1988); Especialista em Natação pela FEP/PA (1986); Graduação em Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1983). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Física, Gestão, Empreendedorismo e Saúde Pública. Atualmente é professor convidado da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS (Assunção/Py). É também professor orientador nos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da FICS.